Sobre Carrancas


Carrancas é uma cidade localizada no sul de Minas, à 286 quilômetros de Belo Horizonte. O nome se dá pelos montes em sua serra que, descaracterizados em sua vegetação devido à procura por ouro e pedras preciosas, avistados de longe e do auto tinham o formato de caras feias.

A cidade foi fundada em meio ao ciclo do ouro por bandeirantes e suas famílias, que fixaram moradia e criaram um povoado composto por paulistas da capital e de Taubaté. A possibilidade de encontrar ouro atraiu muitos garimpeiros, resultando no crescimento da população.

Carrancas foi emancipada politicamente em 27 de dezembro de 1948 pelo Dr. Manoel Moreira da Silva Júnior, o qual foi prefeito de São Vicente de Minas, de onde ela era distrito, entre 1944 e 1948. Sua igreja, cuja construção começou em 1725 e a entrega ao público foi feita em 1729, foi fundada por mineradores.

Hoje Carrancas é conhecida como cidade das cachoeiras, nome que faz jus aos belíssimos complexos compostos por cachoeiras, poços e piscinas naturais. O município é ideal para praticantes do ecoturismo e é uma ótima opção tanto para quem procura tranquilidade quanto para quem deseja praticar esportes radicais.